O QUE É O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico (ou Planejamento Anual) é a atividade que responde a três perguntas que, hoje, são fundamentais serem respondidas para a própria sobrevivência da empresa:

- ONDE NÓS ESTAMOS?

Que empresa somos? Quais nossos problemas? Quais são nossos recursos disponíveis? Quais nossos pontos fortes e fracos?

- AONDE QUEREMOS IR?

Que empresa queremos ser? Quais serão nossas metas? Em que negócios pretendemos atuar?

- COMO CHEGAR LÁ?

Quais são os melhores caminhos para chegarmos aos nossos objetivos, para alcançarmos nossas metas?

Muitas vezes, o Planejamento Estratégico é informal e não-sistemático, tomando-se decisões sem uma maneira ordenada de fazê-lo. As informações não ficam registradas, os planos ficam apenas na cabeça de algumas pessoas e, muitas vezes, acabam se perdendo com o passar do tempo. Com isso, os objetivos se diluem e a atenção é dirigida para outros focos, nem sempre com resultados eficazes e, na maioria das vezes, sem controle ou avaliação. Isso causa, inclusive, um descrédito dentro da empresa, quando vamos falar de Planejamento Estratégico ou Planejamento Anual.

Quando o Planejamento Estratégico é formal, isto é, quando existe um método para elaborá-lo, as discussões são precedidas de análises e informações que seguem um procedimento padronizado e ficam registradas, os resultados são mais positivos, as avaliações mais simples e objetivas, e sempre saberemos qual caminho estamos seguindo, em que ponto do caminho estamos e aonde está nossa meta. O Planejamento Estratégico, feito formalmente, cria uma sistemática pela qual se pode avaliar o desempenho da empresa e de seus setores. Cria padrões de desempenho para os executivos.

Como tudo na vida, o planejamento estratégico exige um aprendizado e a empresa pode e deve aprender como fazê-lo eficazmente e como extrair o máximo proveito dessa atividade.  E o melhor modo para  aprendê-lo é através da prática. A prática do planejamento é que vai mostrar, mais do que qualquer outro argumento, por que se deve fazê-lo.

COMO ATUAMOS: A PREPARAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Atuamos como facilitadores e estimuladores do processo de implantação do Planejamento Estratégico nas empresas clientes.

Através de metodologia testada e aprovada, apresentamos a teoria do Planejamento e do Planejamento Estratégico e auxiliamos os executivos a analisarem, externamente e internamente, as forças propulsoras e restritivas que interferem na empresa, o mercado em que ela atua, os clientes, fornecedores e a concorrência, quais as perspectivas de negócios, a definição da Missão e a Visão da empresa, as definições e decisões estratégicas para atingimento dos resultados esperados e o estabelecimento de Metas Estratégicas e Departamentais, através dos Planos de Ação.

Acompanhamos o processo de implementação e avaliação dos resultados do Planejamento Estratégico e damos aos participantes todo o suporte didático necessário para o sucesso dessa importante tarefa gerencial, que envolve todos níveis da organização.